Quanto cobrar? (Para fotógrafos)

Sempre recebemos perguntas de colegas fotógrafos que estão no início de suas carreiras e não sabem por onde começar quando o assunto é preço/custo/valor.

Recebemos várias perguntas como:

  • Quanto cobrar por ensaio fotográfico?
  • Devo cobrar por foto ou por horas?
  • Como faço meu orçamento anual para não ficar no prejuízo?
  • Como separo minhas finanças pessoais e da empresa?
  • E por ai vai…

E nós mesmos tivemos muitas dessas dúvidas, e não é por menos, ter uma empresa de fotografia é como ter qualquer outra empresa, na verdade acho que é ainda mais difícil, porque além de toda a parte de administração é necessário ter talento artístico para fazer boas fotos e conquistar o público.

O que vemos muitos colegas fazendo com a melhor das intenções, mas infelizmente sem sucesso, é focar somente na parte artística, em ser o melhor da sua área, tirar as melhores fotos, melhores ângulos, etc. Porém esquecem do business, esquecem que ter uma empresa (principalmente no Brasil), não é algo simples. Você precisa conhecer seus gastos, potencial de trabalho e receita para não sair no prejuízo.

Como nos organizamos hoje?

No começo foi “simples”: Planilhas e mais planilhas de Excel!

O Excel nos ajudou muito na hora de fazer planejamento anual, mapear gastos, chegar no orçamento… E muitas pessoas conseguem bons resultados até fazendo cálculos manualmente. Mas chegamos ao ponto em que as planilhas ficaram muito complexas, longas e difícil de manter atualizadas. Passamos a gastar muito tempo para organizar os dados que a gente tinha, e as planilhas, ao invés de tornar a nossa rotina mais fácil, se tornaram um fardo.

Foi aí que começamos a desenhar uma ferramenta que atendesse nossas necessidades, que fosse pensada para a nossa rotina e que tivesse funcionalidades específicas para fotógrafos profissionais.

Depois de bastante planejamento e graças ao background de TI do Will, criamos a nossa primeira versão dessa ferramenta, e decidimos compartilhar a versão beta GRATUITAMENTE com você!

Talvez você se pergunte: “Oxi, mas como assim, eles vão compartilhar a ferramenta que eles desenvolveram pra eles? E sem ganhar nada?” E a resposta é SIM.

Mas o que vocês ganham compartilhando essa ferramenta?

Acreditamos que a concorrência é benéfica para todos os setores da fotografia, e que se os nossos concorrentes melhorarem seus serviços e cobrarem de acordo (não muito abaixo da média, como alguns fazem), toda a indústria se beneficia.

Imagine um cenário: o fotógrafo experiente A (ciente dos seus custos e qualificação) cobra o valor de R$ 1.000 para fazer um ensaio, e o fotógrafo B (que está começando e não sabe muito bem no que se basear para definir seu preço) cobra R$ 200. O cliente que não entende muito do serviço, fecha com o B, unicamente porque é mais barato. O resultado provável disso  é que o cliente ficará insatisfeito com o serviço prestado, e o fotógrafo B não aguentará por muito tempo ter prejuízos em seus trabalhos, pois certamente gastou mais do que ganhou para fazer o ensaio.

E quem se beneficia com essa situação? Ninguém, todos perdem! Entende?

Além disso, essa ferramenta é um projeto em desenvolvimento e contamos com as suas sugestões para torná-la cada vez mais útil.

Gostaria de ter acesso grátis à nossa ferramenta?

Caso queira utilizar a nossa ferramenta de forma totalmente gratuita é só acessar o link abaixo. Só pedimos que entenda que a versão disponível ainda está em desenvolvimento e pedimos que nos envie as suas sugestões e dúvidas para que possamos melhorá-la, e quem sabe um dia, fazer uma graninha com ela 😉

Esperamos de coração que a nossa ferramenta ajude o seu negócio de fotografia ser um sucesso!